Educação Inclusiva
Plano de Ação – II Congresso Municipal de Educação de Divinópolis / 2011Fórum Permanente de Acompanhamento das decisões do II Congresso Municipal de Educação
Período de elaboração: 05/09/2011 e 26/09/2011
AÇÃO
Seminário da diversidade
QUANDO:
Anual
QUEM:
Gerência Educacional:
CRPE e Equipe de Educação Inclusiva. Parcerias com demais Secretarias, representantes das unidades escolares, etc.
COMO FAZER
- A partir da avaliação e/ou sugestões dos (as) participantes do ano anterior o próximo Seminário será organizado;
- Formato atual: Encontros prévios, palestras e oficinas.
REALIZADO
Em andamento – 17/11/2011
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AÇÃO
Estruturar Formação Continuada, na Unidade Escolar, para profissionais que atuam no CEAE, na E.M. Raio de Sol e nas Salas de Recursos Multifuncionais das Unidades Escolares.
QUANDO:
Outubro
Horário: Noturno
18h às 21h (para possibilitar a participação)
QUEM:
Gerência Educacional:
CRPE e Equipe de Educação Inclusiva.
COMO FAZER:
Encontro com todos (as) estes (as) profissionais para organizar/pensar no formato desta formação.
REALIZADO:
Já realizado : 20/10/2011
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AÇÃO
Iniciar, a formação continuada, na própria unidade escolar, para os (as) profissionais (as) que atuam com Atendimento Educacional Especializado na E.M. Raio de Sol e nas Salas de Recursos Multifuncionais das unidades escolares e no CEAE, uma vez que estes já possuem este horário organizado para formação e planejamento.
QUANDO:
MENSAL
A partir de Novembro de 2011.
QUEM:
- Gerência Educacional:
CRPE e Equipe de Educação Inclusiva.
COMO FAZER:
Realizar dois encontros ainda este ano para iniciar esta formação.
REALIZADO:
Não - marcar datas
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AÇÃO
Garantir a temática “Diversidade” como um dos eixos centrais na Política de Formação Continuada do Município. Educação inclusiva deve perpassar todas as propostas de formação continuada.
Formação sobre educação especial a todos (as) os (as) educadores (as) da rede municipal.
QUANDO:
2012
QUEM:
- Gerência Educacional:
CRPE e Equipe Pedagógica.
COMO FAZER:
A partir da Política de Formação Continuada do Município, que indica acontecer nas próprias unidades escolares, garantir o eixo Educação Inclusiva, nesse processo.
Levantar a demanda a partir dos anseios dos (as) educadores (nas unidades ou regionais/grupos afins).
REALIZADO:
Não
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AÇÃO
Sistematizar a elaboração de registros de experiências da Educação Inclusiva e Diversidade, para socialização e divulgação.
QUANDO:
Ao longo do Ano
QUEM:
Gerência Educacional:
CRPE e Equipe Pedagógica. Comunicação Institucional.
COMO FAZER:
- Mesas Temáticas;
- Publicação na mídia;
- Criar Portifólios.
REALIZADO:
Não
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AÇÃO
Estabelecer um fórum de discussão para implementação da modalidade EJA no Sistema Educacional de Ensino: *Eleger uma comissão para organizar o Fórum, composta, principalmente, por profissionais e educandos (as) que fazem parte da EJA; e de outros segmentos interessados na discussão; *Integrar parceiros ao Fórum; *Garantir, nas discussões, o perfil do educador (a) da EJA, a necessidade de organização pedagógica diferenciada do ensino fundamental regular e oferta de EJA no diurno.
QUANDO:
18 de Novembro de 2011
QUEM:
Gerência Educacional:
CRPE e Equipe de Educação Inclusiva. Fórum de Acompanhamento do II Congresso.
COMO FAZER:
Instituir o Fórum Municipal de Educação de Jovens e Adultos (EJA);
-Instituir a Comissão Organizadora (parcerias com outros segmentos).
REALIZADO:
Em andamento
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AÇÃO
Realizar chamada pública da EJA, com oferta no diurno e noturno.
QUANDO:
2011
QUEM:
- Gerências: de Planejamento e Avaliação, Educacional, Fórum de Acompanhamento do II Congresso, COMED, SRE 12ª, Universidades, Movimentos Comunitários Sociais, Tiro de Guerra;
Empresas.
COMO FAZER:
-Realizar chamada pública.
-Pesquisar dados no IBGE.
-Pesquisar dados do PROJOVEM.
OBS.: nas pesquisas elencar perguntas objetivas como: por que abandonou a escola, etc.
REALIZADO:
Não
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AÇÃO:
Instituir Fórum de Educação Inclusiva
QUANDO:
17 de Outubro de 2011
QUEM:
Gerência Educacional:
CRPE e Equipe de Educação Inclusiva.
Fórum de Acompanhamento do II Congresso.
COMO FAZER:
- Instituir o Fórum Municipal de Educação Inclusiva e a Comissão Organizadora (parcerias com outros segmentos).
REALIZADO:
Em andamento
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AÇÃO:
Definir política educacional para educação especial do município.
QUANDO:
Iniciar em Dezembro de 2011 e em 2012 ( de acordo com a necessidade)
QUEM:
SEMED, COMED e Fórum de Educação Inclusiva.
COMO FAZER:
-Discutir com os (as) profissionais envolvidos (as), a SEMED, o COMED e o Fórum de Educação Inclusiva.
Buscar, junto ao Fórum de Educação Inclusiva e o Executivo, a definição da política educacional para educação especial, principalmente para o funcionamento da Escola Especial do município;
Garantir, nessas discussões, a estruturação de oficinas pedagógicas de formação e capacitação profissional com espaço físico, equipamentos e mobiliários adequados, para educação especial;
Abrir discussão sobre estratégias possíveis aqueles (as) que receberem terminalidade específica, e sobre a Lei 7190 Artg. 169;
-Elaborar proposta de Legislação de acordo com os indicativos das discussões junto ao COMED e a SEMED.
REALIZADO:
Em andamento
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AÇÃO:
Buscar a integração entre a Secretaria de Desenvolvimento Social e de Educação para estruturar espaços para pessoas deficientes com idade entre 15 e 60 anos.
QUANDO:
2011/2012
QUEM:
SEMED, COMED,
Fórum de Educação Inclusiva e Secretaria de Desenvolvimento Social.
COMO FAZER:
- Iniciar discussão com a Secretaria de Desenvolvimento Social, profissionais da educação SEMED, Fórum da Educação Inclusiva e Poder Judiciário.
-Criar uma comissão na SEMED, com representações do Fórum de Educação Inclusiva, E.M. Raio de Sol, E.E.Helena Antipoff, APAE, Centro de Convivência Salviano Avelar, para estruturar e acompanhar esta questão.
REALIZADO:
Não ____________________________________________
AÇÃO
Realizar processo licitatório de transporte adaptado para atender unidades educacionais que necessitarem.
QUANDO:
Setembro 2011
QUEM:
- Gerência de administração e Coordenação e Equipe de Educação Inclusiva (Gerência Educacional).
COMO FAZER:
- Equipe de Educação Inclusiva fazer levantamento de educandos (as) que necessitam de transporte adaptado e repassar a necessidade à Gerência adminsitrativa para que a mesma busque adaptação, de acordo com a necessidade, junto às empresas de transportes.
REALIZADO:
Já realizado
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AÇÃO:
Estabelecer, dentro da Secretaria Municipal da Educação, uma comissão inter-setorial para demandas da Educação Inclusiva, composta por pessoas de todas as gerências, para conseguir articular/executar as ações propostas e necessárias.
QUANDO:
2011
QUEM:
SEMED (Secretária Municipal e Adjunta e Gerentes),
Fórum de Acompanhamento do II Congresso.
COMO FAZER:
-Iniciar discussão junto à Secretária Municipal, Adjunta e Gerências,
- Instituir comissão
- Elaborar agenda
REALIZADO:
Não
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AÇÃO
Solicitar à Secretária Municipal de Educação, discussão/efetivação de interface entre os diversos setores públicos (de saúde, assistência social, justiça e trabalho...), já apresentada no plano de governo do atual prefeito. Realizar a mesma discussão junto ao
COMED.
QUANDO:
2011/2012
QUEM:
Fórum de Acompanhamento do II Congresso,
SEMED, COMED
COMO FAZER:
- Realizar encontros com a Secretária Municipal para discussão da questão;
- Realizar encontro com COMED e demais secretarias, buscando conscientização da necessidade de interface.
REALIZADO:
Não
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AÇÃO:
Garantir assistente educacional, em situações que se fizerem necessárias, de acordo com a função já definida ao mesmo no PCCS.
QUANDO:
2012
QUEM:
Gerência de Planejamento e Avaliação Educacional, Fórum de Acompanhamento do II Congresso, Gerência Educacional e Comissão inter-setorial.
COMO FAZER:
- Definir, junto a Gerência de Planejamento e Avaliação Educacional , realização de concurso e nomeação, para suprir a necessidade imediata do mesmo.
(cargos apontados no PCCS),
- Definir como diretriz, situações em que este profissional deverá acompanhar o educando (a) de educação especial, avaliar demanda junto a equipe inter-setorial para realizar acompanhamento pedagógico na unidade escolar;
-comissão inter-setorial estabelecer estratégias para garantir o (a) profissional na unidade escolar.
REALIZADO:
Não _____________________________________________
AÇÃO
Garantir a disponibilização de guia/intérprete, tradutor/intérprete de libras e instrutor para as salas de ensino comum da rede regular de ensino:
QUANDO:
2011
QUEM:
- Gerência de Planejamento e Avaliação Educacional, Fórum de Acompanhamento do II Congresso, Equipe Pedagógica (Gerência Educacional) e Comissão inter-setorial
COMO FAZER:
- Definir junto a Gerência de Planejamento e Avaliação Educacional, a garantia de profissionais, nos casos em que se fizerem necessários, como política municipal, já garantida em legislações Estaduais e Federais.
- Abrir processo seletivo, para profissionais que possuírem a capacitação necessária.
- Avaliar demanda junto à Comissão inter-setorial e equipe de educação inclusiva.
REALIZADO:
2011
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